domingo, 11 de julho de 2010

Grandes mulheres da ciência

Todo machista, no alto de sua ignorância, ao ser questionado sobre o papel da mulher na sociedade, possui o mesmo discurso para justificar uma suposta supremacia masculina: “quantas mulheres contribuíram para o progresso da humanidade?” Embora os machistas ignore, foi um pouco difícil para as mulheres se destacarem em uma sociedade em que eram proibidas de sair de casa e estudar. Faltava para elas a “igualdade de oportunidade”, palavrinha mágica que ajuda a explicar o fato das mulheres hoje não apenas disputarem espaço com os homens, mas superá-los na maioria das áreas. Entretanto, a mente vazia e limitada de um machista também ignora a lista de mulheres que, ao longo dos séculos, superaram todas as adversidades e, em uma prova da capacidade desta criatura fantástica que é a mulher, contribuíram para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento humano. Algumas delas destacamos aqui:

Hipatia (370 – 415) - Estudou na Academia de Alexandria temas como Matemática, Astronomia, Filosofia, religião, poesia e artes…Desenvolveu importante estudo sobre todos os principais sistemas religiosos de seu tempo

Marie-Sophie Germain (1776 - 1831) - Matemática francesa com importantes contribuições para a Teoria dos Números.


Marie Anne Pierrette Paulze, a Madame Lavoisier (1758 - 1836) - Marie-Ficou conhecida como a mãe da Química moderna. Era casada com Antoine Lavoisier.


Augusta Ada Byron (1815 - 1852) - Matemática inglesa, considerada a primeira programadora de computadores do Mundo


Marie Curie (1867 - 1934) - Física francesa, desenvolveu tese sobre o estudo das radiações emitidas pelos sais de urânio.

Valentina Tereshkova (1937) - Primeira mulher astronauta.

Lise Meitner - Juntos, ela e o físico Otto Hahn, fizeram uma série de descobertas no campo da radioatividade, incluindo-se um novo elemento, o protoactínio.

Emily Balch -, Socióloga norte-americana, vencedora do prêmio Nobel da paz em 1946,

Gerty Cori - prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1947,

Bárbara McClintock - prêmio Nobel de medicina em 1983.

Elizabeth Arden - Personificou a mulher de negócios da América. Enfermeira, revolucionou o ramo de cosméticos.

Nenhum comentário: