sábado, 20 de outubro de 2007

Sábado à noite

Sábado à noite. O casal se prepara para sair. Enquanto o homem assistia a partida de futebol, a mulher passou a tarde se arrumando, se produzindo para ficar bonita, despertar a atenção do parceiro. Faz o cabelo, as unhas, compra roupa nova...Tudo para ficar bonita. Agora ela está finalmente pronta. Como quem entra em cena, sai do quarto triunfal e, exibindo toda sua produção para o parceiro, diz esperando ser notada: "vamos, amor!". Como resposta, o parceiro levanta. Olha para sua companheira profundamente, que sorri já aguardando suas primeiras palavras elogiosas. Tanto trabalho, afinal, deveria valer a pena. Subitamente, o olhar do homem desvia da mulher e mira o relógio. Suas mãos, de forma bastante ágeis, pegam a chave do carro e, já dando os primeiros passos, saem suas primeiras palavras: "vamos que está na hora".

Situações como esta são bastante comuns, motivando brigas intermináveis que, aos poucos, desgastam o relacionamento. Em meio às acaloradas discussões, a quase sempre mulher diz: "você não repara em mim, não me dá atenção. Por sua vez, o homem fala: "você está exagerando. Eu simplesmente não reparei, mas isso não quer dizer que eu esteja desprezando você". De certa forma, ambos têm razão. A mulher geralmente chama o homem de insensível, e nós, para o ponto de vista feminino, somos insensíveis realmente. Contudo, para o nosso ponto de vista, masculino, nós estamos apenas agindo com naturalidade. Vamos ver o que Allan e Barbara Pease dizem sobre isso:

"Não é que as mulheres sejam supersensíveis. Os homens é que tiveram os sentidos embotados. Como no mundo feminino a percepção é muito mais desenvolvida, elas esperam que eles também sejam capazes de ler seus sinais de linguagem verbal, vocal e corporal e adivinhar seus desejos, tal como faria outra mulher. Por causa da origem e evolução da espécie humana, como já vimos, isso não é possível. A mulher parte do princípio de que o homem vai ser capaz de descobrir o que ela quer ou precisa e, quando isso não acontece, diz que ele é "insensível, nem desconfiou!". Ele reclama: "E eu sou obrigado a ler os seus pensamentos?" As pesquisas mostram que homens não são bons "leitores de mentes". A boa notícia é que, com treinamento, eles podem melhorar muito".

Isso é interessante por que, pelo fato de termos percepção pouco desenvolvida, o que alguns chamam de "inteligência emocional", não conseguimos captar o que a mulher está querendo expressar se não for dito literalmente. Mas também, como o texto diz, podemos melhor, e este é o ponto importante. Quando a mulher se veste, está sempre querendo expressar alguma coisa, algum sentimento. Está querendo, de forma não-verbal, externar alguma coisa. Em geral, quer ser notada, elogiada e, principalmente, valorizada. Meu olhar masculino também sempre teve dificuldade para perceber isso. Como ela quer se comunicar se, simplesmente, está colocando uma roupa? Nós, homens, geralmente almejamos outros tipos de valorização. Queremos ser o "melhor", o "primeiro", o "vencedor"...Estamos sempre colocando nosso ego em disputa. Como a mulher quase sempre tem uma excelente percepção, ela consegue captar a importância disso, mesmo que não seja um valor por ela prezado, e geralmente percebe a importância que um elogio neste momento teria. A relação é a mesma.

Então, o homem deve se esforçar para entender o que a mulher está querendo comunicar quando faz uma produção especial. No entanto, temos outro problema: nós muitas vezes nem reparamos nesta tal produção especial. Tudo bem, isso também tem explicação:

" Homens e mulheres vêem o mesmo mundo com olhos diferentes. O homem vê os objetos e os relaciona espacialmente, como quem monta um quebra-cabeça. A mulher percebe um cenário maior, mas nota os detalhes. A prioridade masculina é perseguir resultados, objetivos, status e poder, alcançar a "linha de chegada" e vencer a competição. As preocupações femininas são a comunicação, harmonia, igualdade, o amor e o relacionamento interpessoal. As diferenças são tantas, que parece surpreendente um homem e uma mulher em algum momento pensarem em viver juntos".

Homem, então, não vê detalhes. Não que a companheira seja mero detalhe, pelo contrário, mas nosso olhar masculino vê a mulher como um todo, e não os elementos que ela usou para fazer a produção. Provavelmente, quando o homem da cena descrita acima olhou profundamente para a mulher arrumada, ele não está nem reparando em detalhes como cabelo, roupa, maquiagem e etc. Está vendo apenas uma mulher bonita que, mais tarde, ele vai querer fazer sexo. Para a nossa mente masculina isso é um grande elogio. Contudo, saiba que a mulher não pensa desta forma, e que é necessário se esforçar para compreender os valores prezados por ela, para o bem do relacionamento.

Nenhum comentário: