quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A nossa imaturidade e os problemas em um relacionamento

A primeira coisa que nós, homens, precisamos refletir em nosso relacionamento com as mulheres é, inevitavelmente, nossa (in) capacidade de entendê-las. Quantas vezes você já não ouviu reclamações neste sentido? Claro, nosso orgulho masculino tende a discordar, colocando a culpa na suposta intolerância da parceira, que apenas estaria querendo fazer valer suas próprias vontades. Será? Vamos tentar examinar racionalmente para vermos quem, de fato, está sendo egoísta.
Você já tentou ouvir e entender sua companheira? Isso é o mínimo que a gente pode fazer, mas, muitas vezes, nós simplesmente ignoramos suas reclamações, ou, na tentativa de restabelecer a harmonia, concordamos da "boca para fora" e repetimos as mesmas atitudes questionadas. A grande maioria dos casais já viveu isso na pele. Outros tantos, infelizmente, não conseguiram superar este problema, terminando um relacionamento que poderia ser duradouro. Vamos direto ao ponto sem medir palavras, afinal, verdades existem para serem ditas: as mulheres são sempre mais maduras que a gente.
Em função disso, as mulheres têm bem mais preocupações em relação a vida conjunta e aos problemas realmente importantes. Imaturo, o homem tem outras preocupações, inclusive apresentando mais dificuldades de completar a transição para a fase adulta. Nossa mente geralmente ainda está conectada aos amigos, ao futebol no final de semana e a outras questões que, fora de contexto, acabam irritando a companheira. Dirá o homem, então, que não custa nada a namorada compreender sua paixão pelo futebol no final de semana. Pode até ser, mas, geralmente, o problema é que o relacionamento, e a própria parceira, acabam ficando para um segundo plano. O futebol de fim de semana, em suma, muitas vezes não é simplesmente uma inocente diversão, tornando-se simplesmente a prioridade para o homem imaturo.
De fato, esta nossa dificuldade de amadurecer é um problema sério para elas. Mesmo quando existe diferença de idade, não por acaso quase sempre sendo o homem mais velho, para tentar equiparar a diferença de maturidade, a menina mais nova demonstra mais preocupação com a vida conjunta. Quando, mesmo com estes problemas, o relacionamento consegue seguir adiante, pode-se chegar a outro problema. Enquanto a mulher tem como preocupação construir uma nova família, o homem, em mais uma demonstração clara de imaturidade, muitas vezes não consegue se desvincular de suas antigas relações, sejam hábitos, costumes, amizades e família.
Bom, sobre este ponto, vale a pena mais algumas considerações:
Primeiro, não é vergonha nenhuma para nós, homens, admitirmos que somos imaturos em relação a mulher. Quem nos fez assim foi a natureza, e não vai ser de uma hora para outra que a gente vai mudar isso, muito menos fazendo cara feia pra verdade. O que não dá, convenhamos, é ficar "bancando o valentão", seguindo a cartilha do machismo, tentando submeter a companheira às suas vontades. Aí já é demais. Qual o problema de tentar, pelo menos tentar, ouvir o ponto de vista da companheira e procurar compreendê-la?
Em segundo lugar, cabe a mulher ter o mínimo de compreensão sobre os motivos que levam às ações imaturas do homem, tendo, na medida do possível, paciência enquanto aguarda um pouco de atenção. Sim, é ruim ficar para um segundo plano, mas, normalmente, a mulher costuma ser bem tolerante, só ficando irritada com a recorrência do problema. A mulher deve saber, e geralmente sabe, que está na sua paciência o sucesso ou não de muitos relacionamentos.
Todavia, o ideal é que ambos se compreendam mutuamente, ciente de que muitas das dificuldades dos relacionamentos provém das nossas diferenças. Sabendo isso, homens e mulheres se complementam. Compreendida em suas intenções, a mulher pode também compreender nossos medos e receios, nos ajudando na construção de um relacionamento proveitoso para ambos, amparado na cumplicidade.

3 comentários:

Lua* disse...

Pois é, e atualmente se vê, realmente, que muitos relacionamentos acabam por este mal entendido, seja pelo homem não entender a mulher e seja da mulher tentar tolerar essa indiferença dele quanto à visão dela. Um problema por parte disso se deve ao fato de as mulheres esperarem demais dos homens, e esperar inclusive que cheguem ao nível do raciocínio delas quanto à situação presente no relacionamento. Mas eles não pensam assim, e quase sempre nunca se preocupam com isso, por causa desta imaturidade que muitas vezes não enxergam ou, pior, ignoram a verdade. E geralmente, se ignora, é porque se prende muito ao papel que possui em meio à sociedade, levando em conta sua "moral" frente às outras pessoas, guardando consigo um orgulho evidente. O ruim disto é que começa a pesar muito, fazendo-o andar um passo maior que a perna, não sendo capaz de carregar toda uma responsabilidade.
Se os homens largarem um pouco seu orgulho, pelo menos, talvez, num futuro próximo, poderão ter a um relacionamento mais satisfatório.

Parabéns Rick por este post!!! Espero que seja realmente muito esclarecedor para os leitores, já que discutir este assunto é um dos principais motivos de ter criado este blog, cabe aos homens agora, de forma geral, abrirem suas mentes e com isso respeitar mais as mulheres, e claro, entenderem a si próprios.

ARCHEL disse...

Putz..quando eu estava lendo o texto do Rick,notei que acontece isso até em meus relacionamentos..Sabe as vezes sinto estar namorando uma criancinha de 12 anos, verdade, quanto mais eu conhecia o rapaz mais eu notava certas atitudes que parecia de "mulequinho",ao invés de um homem com mais de 20 anos de idade,que aliás já deveria estar fazendo algo de útil na vida.Mas parece q a mulher da minha idade (de 20 e poucos anos) não tem escolha ...ou dá um jeito no "mulequinho" ou então tenta namorar um cara bem mais velho (15 anos mais velho,por aí..ou até mesmo 30 anos mais velho),mas é dificil,apesar da grande diferença de idade,normalmente os melhores homens já são casados.mas tudo bem,quem sabe quando eu tiver uns 50 anos não encontre um homem maduro suficiente p/ casar.uhauhauha

»«Dédi»« disse...

Rickkkk.. jah disse ke sou sua fã?? *__*

muitoo bom o texto mesmo, estah de parabéns!

realmente acontece, eu mesma como tantas outras mulheres jah desde os 15 anos, às vezes mais novas até com homens de 20 anos pra mais..

MATURIDADE JÁ!

=D